Futebol e brincadeiras de rua
Licenciatura em Educação Física
Projeto de Prática
“Futebol e as Brincadeiras de Rua”
Cleufas Alves de Azevedo
RA 1062796
BATATAIS/2013
O FUTEBOL É PRATICADO POR TODAS AS CLASSES SOCIAIS, CULTURAS E IDADES, É O ESPORTE COM MAIOR NUMERO DE PRATICANTES E SIMPATIZANTES, SEJA COM JOGADORES PROFISSIONAIS, AMADORES OU UM SIMPLES ATO DE BRINCAR DE JOGAR BOLA NA RUA, NO CAMPINHO DO BAIRRO, NO QUINTAL DE CASA E EM QUALQUER LUGAR DESTE NOSSO IMENSO PAIS.
O SIMPLES ATO DE JOGAR FUTEBOL É INDEPENDENTE DE CULTURA SOBREVIVE A GERAÇOES, O LUDICO, O BRINCAR VIVE-SE, EXPERIMENTA-SE E DIFICILMENTE SE EXPLICA. O BRINCAR POPDE TER SIGNIFICADOS DIFERENTES. OS PAIS BRINCAM COM SEUS FILHOS E AS CRIANÇAS BRINCAM ENTRE SI, ATRAVES DE PROCESSOS DE TRANSMISSAO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, CLARO QUE HOUVE GRANDES TRANSFORMAÇOES.
ANTIGAMENTE O FUTEBOL NÃO ERA VISTO COM BONS OLHOS PELA SOCIEDADE, Os MAIS VELHOS NÃO ACEITAVAM QUE SEUS FILHOS JOGASSEM BOLA, POIS QUEM JOGAVA ERA VISTO COMO VAGABUNDO.
ATE TER UMA BOLA ERA DIFICIL NAQUELA EPOCA, AS PROPRIAS CRIANÇAS CONSTRUIAM SUAS BOLAS COM MEIAS OU QUALQUER OUTRA COISA QUE PUDESSE SER USADA COMO UMA BOLA, ALGUNS TINHAM QUE BRINACR ESCONDIDOS DOS PAIS, POIS APANHAVAM E A BOLA ERA DESTRUIDA. COM O PASSAR DOS TEMPOS FOI MUDANDO UM POUCO A VISÃO QUE SE TINHA DO FUTEBOL. AS CRIANÇAS JÁ JOGAVAM NAS ESCOLAS, MESMO NÃO SENDO NA EDUCAÇÃO FISICA, NÃO SE TINHA REGRAS, AS CRIANÇAS SE DIVIDIAM NA HORA DO RECREIO E JOGAVAM. POREM OS PAIS AINDA NÃO ACHAVA QUE UM HOMEM QUE JOGASSE BOLA NÃO PODIA SUSTENTAR UMA FAMILIA, TINHAM QUE TER UM SERVIÇO FIXO, PORQUE O FUTEBOL NÃO ERA UM PROFISSAO.
O TEMPO FOI PASSANDO, OS MAIS VELHOS JÁ FUTEBOL PELO RADIO ATE SE REUNIAM NA CASA DE QUEM TINHA UM RADIO A PILHA, TINHAM SEUS IDOLOS E SURGIRAM OS GRANDES CLUBES.
AS CRIANÇAS JÁ JOGAVAM SUAS PELADAS NAS RUAS, QUEM TINHA UMA BOLA NAQUELA