Pedagogia do futebol
1º Capitulo – Quero ser jogador de futebol
Nesse primeiro capitulo o autor João Batista Freire tem como foco as brincadeiras de rua, a qual batizou como pedagogia da rua, que levou o Brasil a ser o melhor do mundo nesse esporte.
O autor, defende a ideia de que as escolinhas deve ensinar nossas crianças a jogar futebol de forma lúdica, resgatando um pouco da nossa cultura onde aprendemos a jogar futebol que nos levou a sermos cinco vezes campeões do mundo.
O Autor traz quatro princípios básicos de aprendizagem:
1 - Ensinar futebol a todos;
2 - Ensinar bem futebol a todos;
3 - Ensinar mais que futebol a todos;
4 - Ensinar a gostar do esporte.
2º Capitulo – Desenvolvimento das habilidades motoras
Nesse capitulo o autor ressalta, que a criança deve ingressar na escola após os sete anos de idade, pois segundo ele antes dessa faixa etária a criança deve desenvolver seu repertorio motor, o que o ajudara no seu aprendizado futuro, pois a partir dai a criança estará na chamada "fase sensíveis", onde seu córtex estará preparado para receber qualquer informação, mas sempre de forma lúdica.
3º Capitulo – Fundamento do futebol
Nesse capitulo o autor fala sobre a importância dos fundamentos do futebol, sendo trabalhado de maneira lúdica, resgatando as brincadeiras de anos atrás quando se aprendia a jogar futebol com a pedagogia da rua.
Ele também fala sobre capacidades motoras básicas para o futebol que são: o Equilíbrio, motricidade fina, velocidade de reação, força de chute, velocidade de chute, velocidade de deslocamento, agilidade, força geral, força de salto vertical e força de salto horizontal. O autor sempre frisar que a melhor forma de trabalha isso com criança é de forma lúdica através de brincadeiras.
4º Capitulo – Organizando as aulas
Nesse capitulo o autor ressalta a importância de desenvolver as habilidades motoras, mas com orientação de um bom profissional que respeite o desenvolvimento biológico, psicológico e social do