Indução e Dedução
Dedução e indução
Quando temos uma opinião e a comprovamos com dados da realidade, estamos utilizando o método indutivo. Isso que dizer que quando eu cito testemunhos de autoridade, dou exemplos, uso estatísticas, estou utilizando o método indutivo para argumentar.
“Pela indução, partimos da observação e análise de fatos concretos, específicos, para chegarmos à conclusão”.
Otto M. Garcia em Comunicação em prosa moderna.
Vamos ver isso na prática:
A realização de grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, não é positiva para comunidades carentes cariocas. Já foi noticiado pela mídia que alguns moradores da Zona Oeste tiveram que aceitar indenizações irrisórias do Governo e deixar suas residências. Houve casos em que pessoas saíram para trabalhar e encontraram suas casas demolidas quando retornaram. O motivo dos despejos é a construção da Transoeste, via que facilitará a locomoção dos esportistas durante os eventos. O discurso de que os mais pobres serão beneficiados com 2014 e 2016 é, portanto, falacioso e toda a sociedade deve estar atenta para não se deixar levar pelas pseudo boas ações governamentais.
Partindo para a análise:
Em laranja, temos uma opinião, que deverá ser defendida durante o parágrafo. Em azul, temos fatos concretos que comprovam a opinião apresentada.
Em verde, temos uma ratificação – até dispensável – do primeiro período do texto.
Esse é um exemplo de modo indutivo de argumentação. Eu parto do concreto para chegar a minha teoria.
No método dedutivo, a opinião é comprovada somente com ideias, sem apresentação de elementos concretos, de situações específicas. Parte-se da ideia geral, da teoria, para se comprovar uma situação específica. “Se, pelo método indutivo, partimos dos fatos particulares para a generalização, pelo dedutivo, caminhamos