Brincadeiras cantadas e educação infantil
O brincar é uma linguagem e é através das brincadeiras do dia a dia, das experiências vividas, produzidas no meio social que a criança expressa seus sentimentos e suas vontades. A habilidade cognitiva desenvolvida pela criança no ato do brincar possibilita-lhe uma compreensão cada vez mais complexa de mundo, resultando em um comportamento mais integrado socialmente. (CUNHA, 2001).
Os brinquedos cantados ou brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento. A educação através da música além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano. É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente.
A dança e a música na educação infantil formam uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial. Devem ser apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança. Ao brincar de roda ela exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos. Assim as atividades são realizadas de forma lúdica, respeitando o nível de compreensão das crianças.
A brincadeira cantada é o primeiro passo que a criança dá para a socialização, o resto fica por conta da espontaneidade e do relativo controle infantil, que varia de acordo com grau de sociabilidade ou capacidade de disciplina emocional. É um método de ensino, tanto para entreter as crianças quanto para avaliar sua sensibilidade e educá-las musicalmente. Através dessas brincadeiras a criança:
• Procura a forma e o ritmo para melhor transmitir o que pretende comunicar;
• Adquiri uma nova linguagem (além da verbal,