brincadeira em piajet
Na teoria piagetiana, o desenvolvimento se da através de uma gradativa adaptação ao ambiente, que começa com os reflexos dos recém-nascidos e vai até a fase adulta. Todo esse processo é influenciado pelos seguintes fatores: maturação física e do sistema nervoso, exercitação e a interação social. A união desses fatores forma a equilibração, o que leva a construção e reconstrução de estruturas mentais, o construtivismo sequencial. A passagem de um estágio para outro depende desses fatores – a sequência dos estágios é sempre a mesma, a idade que as crianças alcançam esses estágios que variam bastante de uma criança para outra –.
Piajet salientou a importância do Lúdico no desenvolvimento da infância e descreveu a brincadeira como jogos de desenvolvimento, através de seus estudos, percebemos a importância do jogo nos processos de ensino em aprendizagem; onde ele defendeu a liberdade, e individualidade da criança, a partir de uma educação menos uniforme, que enfatize o estímulo.
Os primeiros jogos que criança realiza são denominados jogos de exercício, dentro do estagio sensório-motor. Esses consistem apenas na repetição de comportamento que ele já aprendeu, exercitando sensações e movimentos. Num primeiro momento o bebê repete ações pelo prazer de exercitá-las. O jogo vai se tornando mais elaborado e mais complexo à medida que o bebê começa a combinar ludicamente ações diferentes, diminuindo a repetição e descobrindo suas habilidades. Apesar dessa prática não objetivar o aprendizado em si, ela é importantíssima na