Bacias hidrograficas - Perdizes
Perdizes foi considerado por muitos anos apenas um subúrbio pobre na zona rural, hoje é considerado um dos bairros elite paulistana. Neste distrito está localizado o campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil.
Segundo o historiador Antônio Egidio Martins, no local onde hoje se encontra Perdizes residia, em 1850, um vendedor de garapa chamado Joaquim Alves. Sua enteada, Teresa de Jesus Assis, foi uma senhora dedicada à criação, no quintal de sua casa, de grande (e barulhenta) quantidade de perdizes. Para se referirem à região, os moradores da provinciana São Paulo da época diziam: "nos campos das perdizes", "lá onde há perdizes", "nas perdizes", e assim foi até o nome pegar.
O bairro tem uma área de 6,3m² e uma densidade populacional de 160,17hab./há, tem com vias principais: Av. Sumaré, Av. Francisco Matarazzo, Av. Pacaembu, Av. Pompéia e Av. Antártica e algumas vias de acessos: R. Wanderley, R. João Ramalho e Av. Paulo VI.
BACIAS
Bacia 1
- área da Bacia: 86.779,00 m²
- Descrição Perimétrica: Esta localizada entre as seguintes vias: Ruas Bartira e Rua Aimbere.
- Características Física: a bacia 01 tem como afluente o Córrego já canalizado Sumaré e a captação e condução nas suas transversais.
Bacia 2
- área da Bacia: 199.981,00m²
- Descrição Perimétrica: Esta situada nas seguintes vias: Rua Apiacas, Rua Cauibi, e Rua João Ramalho.
- Características Física: a bacia 01 tem como afluente o Córrego já canalizado Sumaré e a captação e condução nas suas transversais.
Bacia 3
- área da Bacia: 454.415,00m²
- Descrição Perimétrica: Esta situada nas seguintes vias: Rua Joao Ramalho, Rua Batira, Avenida Sumaré, Rua Cauibi e Rua Vanderlei.
- Características Física: a bacia 01