Briefing Monster
Objeto do Planejamento: Monster Energy
EMPRESA: Monster Beverage Company
Tudo começou em meados dos anos 90 quando a Hansen Beverage Company, empresa californiana que durante anos se dedicou ao desenvolvimento de bebidas de alta qualidade feitas com ingredientes naturais, resolveu ingressar no então emergente segmento de energéticos nos Estados Unidos. A primeira tentativa ocorreu em 1997 e foi um verdadeiro fracasso. A empresa sabia que para concorrer com a austríaca RED BULL e tantas outras marcas que surgiam, era preciso desenvolver um produto diferenciado e inovador. Após anos de pesquisas e milhões de dólares investidos, no mês de abril de 2002 estreou no mercado americano o MONSTER ENERGY DRINK. O novo produto continha alguns diferenciais importantes em relação aos concorrentes: sua fórmula continha alta dose de taurina e açúcar. MONSTER também foi o primeiro produto do segmento a utilizar a lata de 473ml, o dobro da quantidade da rival RED BULL, gerando assim um melhor custo benefício aos consumidores.
A grande publicidade da marca foi a embalagem, uma lata preta com design rebuscado que se destaca nos pontos de venda. Ao contrário de seus concorrentes, ela se posiciona no mercado como uma bebida diurna, produzida para atender aos consumidores que trabalham, estudam e por isso, precisam de energia extra. Um produto que não prejudica a saúde e voltado para produtividade.
No Brasil, a marca começou a ser importada em 2010. Após se consolidar no mercado norte americano. A princípio era distribuída pela GlovalBev, mas no final de 2012, fechou um contrato com a AMBEV, agora, em 2013, responsável pela distribuição no Brasil. O sucesso da marca foi tanto que é janeiro de 2012 a empresa trocou seu nome de Hansen Beverage Corporation para Monster Beverage Corporation.
CONCORRENTES:
Red Bull, AMP Energy, Rockstar, Fly Horse e TNT.
ESFORÇOS:
Amostragem em locais de alta concentração de público jovem, como por exemplo, shows, praias badaladas, festas e