A31
1
1.1 Fundamentos da Tomada de Decisão
O processo de tomada de decisão é inerente à raça humana. Ao longo de um ciclo de vida de uma pessoa inúmeras decisões são tomadas. Algumas bastante simples e outras mais complexas. Toda decisão é, em si, o final de um processo onde o indivíduo procura, o mais possível, racionalizá-lo para aumentar o seu nível de acerto na escolha. Todos sabem que a escolha da melhor decisão encontra-se numa distribuição de probabilidades cujos valores dependem de diversas variáveis. A incerteza é, de fato, a grande companheira do ser humano.
Esta realidade torna-se ainda mais significativa quando o assunto é a tomada de decisões no ambiente organizacional. Os gestores tomam muitas decisões. Algumas pequenas e outras grandes. A qualidade geral dessas decisões é muito importante, podendo determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização.
A tomada de decisões pode ser descrita como a escolha de alternativas ou possibilidades diferentes para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade, mas esta é uma visão mais objetiva, considerando que a tomada de decisão é um processo e não um simples ato de escolher entre opções distintas.
O processo de tomada de decisão no ambiente organizacional apresenta as seguintes características gerais: a qualidade das decisões determina o desempenho das organizações; a tomada de decisão nunca ocorre em um ambiente de certeza absoluta; a avaliação da eficácia da decisão somente pode ser realizada após a sua implementação; a anulação de uma decisão realizada sempre apresenta custos para a organização;. tomar decisões é a essência do trabalho de um administrador. pior do que uma má decisão é a indecisão.
A decisão organizacional demanda do gestor duas percepções fundamentais. A primeira é que o gestor não pode ignorar o fato de que toda decisão implica em custos de oportunidade, ou seja, aquilo que é perdido pela não escolha das outras opções. A