briefing da sony
A história
Fundada em um dos grandes armazéns bombardeados da cidade de Tóquio, em 1946, a SONY foi fruto das idéias de dois homens geniais. Masaru Ibuka, um engenheiro, e Akio Morita, um físico. Akio nasceu em 1921 com um destino predeterminado: ser o herdeiro do negócio de saquê da abastada família Morita. Contudo, entusiasmado pela música clássica ocidental, que ouvia regularmente, e pelas revistas eletrônicas nipônicas, de que era assinante assíduo, o jovem desde cedo começou a interessar-se pela eletrônica. Por isso, optou por estudar física na Universidade Imperial de Osaka.
Após concluir a licenciatura, em 1944, foi admitido como tenente na Marinha Imperial e iniciou a sua vida profissional no Centro de Pesquisa Naval Japonês. E foi aí que conheceu Masaru Ibuka, então engenheiro-chefe da Companhia de Instrumentos de Precisão do Japão. Ibuka era um apaixonado pela tecnologia e sonhava criar produtos inovadores. O primeiro projeto dele, uma máquina para cozinhar arroz, não fez sucesso. Mas o desenvolvimento de almofadas elétricas aquecidas foi mais bem sucedido, o que permitiu equilibrar a situação financeira do jovem empresário.
Ao tomar conhecimento desses projetos, Akio decidiu abandonar a carreira militar e associar-se ao amigo, investindo o equivalente a 190.000 ienes para criar uma empresa, localizada em um dos grandes armazéns bombardeados da cidade de Tóquio, com 20 empregados e que reparava equipamentos elétricos, ao mesmo tempo, que tentava construir seus próprios produtos. A primeira aposta foi o lançamento de um inovador