Pensar Matematicamente
A matemática não é saber somar, multiplicar, calcular... Ela é bem mais que isso, fazer matemática é construir um pensamento lógico sobre certo assunto, então para se aprender matemática é necessário primeiramente aprender a pensar, pensar EFETIVAMENTE, a resolução de um problema começa antes mesmo do lápis ou caneta tocar o papel, a solução começa dentro da cabeça, no momento em que buscamos estratégias, pesamos as consequências das decisões e decidimos o que fazer, de modo à obter uma solução.
Desde um aluno do ensino básico até o pesquisador de matemática, o processo desenvolvido é o mesmo:
Compreensão: A primeira etapa do processo é entender o que está sendo proposto, traduzir os símbolos em idéias;
Coletando dados: Após a compreensão do problema, é a hora de coletar os dados (à priori) relevantes para a (possível) resolução do problema;
Montagem de estratégias: Com os dados coletados em mãos e baseado no conhecimento adquirido, é necessário montar uma estratégia baseado no que se TEM e no que se QUER.
Pesando as consequências: Após decidir a estratégia a ser tomada é necessário saber se aquela estratégia é realmente a melhor, vai conduzir à solução, se é necessário coletar mais dados e montar uma nova estratégia.
Produção: Após pesar as consequências é hora de produzir, colocar em ação a estratégia e ver se as consequências esperadas vão ocorrer, algumas vezes nos damos conta de que a estratégia tomada não foi a melhor somente nessa etapa, muitas coisas só são percebidas quando estamos transformando a teoria na prática, nesse caso devemos coletar mais dados, montar uma nova estratégia, pesar suas consequências e novamente produzir!!!
Note que o pensar matemático é simplesmente fazer com que a mente tome decisões seguras e certas, por isso a matemática é importante em todas as áreas, algumas pelas suas teorias, outras apenas pelo PENSAR MATEMATICAMENTE.