ensinando matemática
Ensinando matemática
Texto baseado no livro Crianças Fazendo Matemática. Terezinha Nunes e Peter Bryant – Artmed Editora- 1997
Como estamos ensinamos matemática às nossas crianças? Como estão sendo criados os ambientes escolares para que elas não apenas aprendam sobre números e aritmética, mas também pensem de forma matemática? O que significa ser alfabetizado matematicamente?
O que precisamos saber para ensinar as crianças a pensarem matematicamente
1- As crianças precisam ser lógicas ao aprender a contar:
A sequenciação de palavras obedece a uma ordem fixa (1, 2, 3, 4,...).
Os números são organizados em uma ordem ascendente de magnitude: essa ordem obedece à regra: 3 > 2 > 1, portanto, 3 > 1.
Cada objeto deve ser contado uma única vez ( relação termo a termo)
A ordem na qual os objetos são contados não faz diferença no seu total (esquerda para a direita, direita para a esquerda, do meio para fora).
O total de objetos do conjunto independe do arranjo físico (conservação: dentro de um saco, numa fila curta ou comprida).
As crianças que não captam a conservação não terão qualquer noção de número cardinal
Todas as quantidades (número, tamanho, peso, temperatura) podem ser arranjadas em uma determinada ordem como por exemplo, da menor a maior (inferência lógica: se o número de elementos de A é maior que B, e B é maior que C, então segue que A também deve ser maior que C).
2- As crianças precisam aprender sistemas convencionais
Não basta dominar as regras lógicas para se aprender matemática; há que se dominar também as técnicas matemáticas.
Para se dominar as técnicas matemáticas será preciso conhecer o conjunto de convenções projetadas pelos nossos ancestrais e transmitidas de geração em geração.
As convenções são necessárias para o domínio de técnicas matemáticas: o sistema de numeração decimal e o sistema de medidas: comprimento, capacidade e massa.
O Sistema de numeração decimal é uma forma