Breve resumo winnicott
Para Winnicott a criança nasce indefesa, desintegrado, percebe de maneira desorganizada, tem uma tendência para o desenvolvimento. A função da mãe e dar suporte para o seu desenvolvimento.
Holding constitui uma forma de amar, quando a mãe sustenta o filho nos braços e cuida dele dia e noite sendo seu ego auxiliar lhe permitindo integrar sensações corporais, estímulos ambientais e capacidades motoras. Protege contra a afronta fisiológica, considerando a sensibilidade epidérmica – tato, temperatura, sensibilidade às quedas.
Self verdadeiro e Sef falso conforme o ser humano se desenvolve ocorre uma integração entre as capacidades inatas como as pulsões, instintos, capacidades e motoras.
O termo “mãe boa” refere-se a relação de cuidado que existe entre a dupla mãe –bebê, os cuidados que a mãe vai oferecer para o desenvolvimento deste ser humano é que vai determinar a forma como ele vai reagir frente ao mundo, podendo como forma de defesa ficar dentro de uma “casca” ou não. A “mãe boa” tem que ser uma boa Holding.
O falso self na saúde é marcado principalmente por: atitude social cortes, renuncia a onipotência, vazio, futilidade, irrealidade.
O objeto transicional é a primeira posse da criança e a intermediação entre seu mundo interno e externo, ele ocupa um lugar conhecido como ilusão, não esta definido nem dentro nem fora e serve para se demarcar seus próprios limites mentais.
O objeto transicional possui algumas características importantes como: o objeto é afetuosamente ninado e excitadamente amado e mutilado, deve sobreviver ao ódio, ao amor e a agressão.
Existe três usos diferentes: 1- processo evolutivo; 2- etapa do desenvolvimento; 3- angustia da separação e as defesas contra elas.
Desenvolvimento Psiquico – Maturação Emocional – Integração e Personalização: na estrutura do psiquismo estão as experiências iniciais, a criança nasce em um estado de não integração e a meta e justamente sua integração. Por isso a importância da holding na etapa