Breve Resumo Da Psicanalise De Winnicott
Winnicott desenvolveu sua psicanálise baseando-se na idéia de que o ambiente é a base para que um potencial de desenvolvimento seja atingido. Focou nas relações entre a criança e o ambiente, que seria a figura materna. Ele destaca que a criança passa por fases de dependência até chegar à independência.
Há tres principais motivos para Winnicott apoiar a formação do “eu” na familia. A primeira é que esta tem melhores condições de favorecer o desenvolvimento, devido as conversas, trocas afetivas e estimulação para com o bebe. Depois, a familia precisa ser uma constante que não varie muito, acolhendo a sofrencia do bebe, e tendo a mãe como uma mediadora, que da satisfação e recebe a angustia. Por ultimo, é a familia que tera mais tolerancia para os confrontos da criança.
Para se chegar ao completo desenvolvimento, surge a ideia da “mae suficientemente boa”, que não é perfeita, mas sabe atender as necessidades do bebe em seus dados momentos. O bebe percebe a mãe como sendo parte dele, como um só. O bebe passa por uma fase de dependendencia absoluta, que vai dos 4 aos 6 meses (amamentação por exemplo).Problemas que ocorrem na relação de dependencia do bebe, vão refletir na relaçao de independencia futura. Após esse periodo, começa a desenvolver tolerancia. Alguns cuidados como ter no maximo 5 brinquedos, é essencial, pois mais que isso, dificulta a formação e seu entendimento.
Alguns desenvolvem a dependencia de objeto, que se dá pela falta de completar um ciclo de desenvolvimento. A criança usa isso como uma muleta emocional, quando fica apegada a um cobertor por exemplo. São chamado de objetos transicionais – entre o mundo interno e externo- quando começam a estabelecer a separaçao de ego da mãe entre o bebe. Nota-se o apego a esses objetos em momentos de solidão ou depressivos.
Para Winnicott, apenas a familia é capaz de criar uma pessoa feliz, com sentimentos de que a vida vale a pena. Portanto, problemas psquicos seriam