Breve resumo primo basilio
Espaço: está concentrado em Lisboa. Os males que desagregam a sociedade são mostrados no romance. Surgem a decadência moral, a ociosidade, o relacionamento de superfície, o uso das aparências e das convenções, o tédio disfarçado pela aventura, os abusos da sexualidade, a hipocrisia, e assim por diante.
Tempo: é cronológico, com uma sequência praticamente linear. Surgem quebras, quando Luísa recorda o passado, passando pelo namoro com Basílio e o casamento com Jorge, ou quando o passado de Juliana é revelado pelo narrador aos leitores, a fim de que estes possam compreender melhor a revolta dela.
Personagens:
Luisa
De seu nome completo Luisa Mendonça de Brito Carvalho, era loura, perfil bonito, com uma pele branca e uma cabeça pequenina.
Enquanto solteira vivia na baixa lisboeta onde namorava o seu primo, Basílio.
Casa-se com Jorge pois Basílio emigrara para o Brasil e Luisa esquecera-o. Jorge proporciona-lhe uma existência tranquila e aparentemente feliz.
Lia muitos romances para passar o tempo.
Quando o marido vai para o Alentejo, em trabalho, por altura do retorno de Basílio a Lisboa, Luisa não resiste a este conquistador nato e envolve-se com ele.
Quando Jorge descobre a sua traição (já Basílio tinha partido para Paris) Luisa adoece e, apesar de Jorge a perdoar, morre.
Luisa é, assim, uma burguesa sentimental, desocupada e fútil, vítima das suas leituras, da ociosidade e da baixeza moral do primo.
Basílio Brito
Basílio Brito é primo de Luisa. Emigrara cedo para o Brasil por falência da firma em que trabalhava. Depois, foi morar para Paris. "Alto, delgado, um ar fidalgo, pequeno bigode preto levantado, o olhar atrevido e um gesto de meter as mãos nos bolsos fazendo tilintar o dinheiro e as chaves".
Namorou com Luisa enquanto jovem.
É perverso