O primo basílio de eça de queirós
Resumo
Tudo começa quando o marido de Luísa, Jorge, precisa viajar a trabalho, era engenheiro de minas e partiria para Beja, Évora e mais para o sul até São Domingos, se incomodava em ter que ir.
O casal morava na casa que havia sido de Isaura mãe de Jorge, que passara sua infância. Após a morte de sua mãe, sentia a falta de uma presença feminina na casa, decidindo assim casar-se. Conheceu Luísa em uma noite de verão, no Passeio Público, ficando logo apaixonado, por seus cabelos louros, pele muito branca e seus olhos castanhos muito grandes. Casaram-se no inverno e tinham um casamento feliz e muito apaixonado.
Um dia antes da viagem de Jorge, Luísa lendo o jornal vê a noticia que seu primo Basílio chegaria a Lisboa, havia ficado afortunado e viajando pela Europa desde o começo do ano e finalmente voltaria à capital de Portugal. Basílio foi o primeiro amor de Luísa, até que a firma em que fazia parte faliu, sua casa e sítio foram vendidos, ficando pobre, partiu para o Brasil. Luísa passou dias chorando, depois de um ano recebeu uma carta sua determinando o término do namoro, ficou muito triste, pensou em entrar para o convento, mas foi para Belas e acabou se enturmando com as irmãs Cardoso, que viviam rindo e falando sobre homens, assim, voltou mais gorda e saudável. Passou três anos até conhecer Jorge, não