Breve biografia de Sócrates
Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.
Sócrates não cobrava pelos seus ensinamentos, ao contrário dos sofistas, filósofos viajantes que contribuíam para a derrocada da fé nos deuses do Olimpo. Outra diferença fundamental do pensamento socrático para os sofistas é que estes se baseavam no pensamento relativista, de ordem subjetiva, ao passo que Sócrates se preocupava com a verdade oculta e objetiva, que deveria ser encontrada através de questionamentos das coisas e de si mesmo.. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade.
Sócrates não cobrava pelos seus ensinamentos, ao contrário dos sofistas, filósofos viajantes que contribuíam para a derrocada da fé nos deuses do Olimpo. Outra diferença fundamental do pensamento socrático para os sofistas é que estes se baseavam no pensamento relativista, de ordem subjetiva, ao passo que Sócrates se preocupava com a verdade oculta e objetiva, que deveria ser encontrada através de questionamentos das coisas e de si mesmo.
Política e moral eram temas frequentes em Atenas. Sócrates achava que a Pólis grega deveria ser governada por aqueles que detinham o conhecimento, uma espécie de