Sócrates
ENSINO MÉDIO
TURMA 301
JAQUELINE DO AMARAL WITTMANN
ROBSON FRANCISCO POLLO
SÓCRATES
MACHADINHO
2011
JAQUELINE DO AMARAL WITTMANN
ROBSON FRANCISCO POLLO
SÓCRATES
Trabalho realizado como requisito para a disciplina de filosofia da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves de Machadinho.
Professora Nagiba Aloana Theodoro
MACHADINHO 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 SÓCRATES 4 2.1 BIOGRAFIA 4 2.1.1 Vida 4 2.1.2 Morte 6 2.2.2 Morte Segundo Platão 7 2.2. OBRAS 10 2.3. COSTUMES 10 2. 4. MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO 10 2.5. VIRTUDE 10 2.6. CONHECIMENTOS 11 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os pensamentos de Sócrates. Veremos o porquê de tal filósofo ser considerado um dos fundadores da filosofia grega e da própria filosofia ocidental. Estudiosos atuais consideram Sócrates o verdadeiro fundador da filosofia ocidental, sendo ele o marco inicial da filosofia do Ocidente, a gênese do pensamento grego.
A figura de Sócrates é simbólica para a história da filosofia é o marco fundador de uma tradição que privilegia ao ser humano em detrimento da cosmologia. A filosofia de Sócrates, mantém o seu caráter especulativo racional mas centra-se nas questões humanas se torna o filosofo da ÉTICA.
Ele indagava para que os homens pudessem responder a si mesmos. Por esta razão incorporou a frase na cidade de Delfos como lema. Interrogar os homens para que eles se conheçam. Suas frases como Conheça-te a ti mesmo e , tornou-se sábio por reconhecer que nada sabia ("Só sei que nada se') Incomodou e perturbou os habitantes de Atenas A cidade era espaço de discursos e Sócrates ao inquirir em praça publica causou constrangimento aos que eram considerados sábios na época. Ao indagar sobre as regras das ações humanas e racionar sobre a moralidade na praça publica, buscando fundamento de ação atenienses ele despertou