SER HUMANO
FORMATO DO PAPEL
É a dimensão do papel. Os formatos de papel para execução de desenhos técnicos são padronizados. A série mais usada de formatos é originária da
Alemanha e conhecida como: série DIN - A (Deutsch Industrien Normen - A), cuja base é o formato A0 (A zero), constituído por um retângulo de 841 mm x
1189 mm = 1 m², aproximadamente.
Mediante uma sucessão de cortes, dividindo em duas partes iguais os formatos, a partir do A0 obtêm-se os tamanhos menores da série, conforme a figura 1 abaixo.
Figura 1 – Divisão dos formatos - fonte: NBR 10068/87
Tabela de Formatos:
Tabela 1 – Formatos da série “A” – fonte: NBR 10068/87
O espaço de utilização do papel fica compreendido por margens, que variam de dimensões, dependendo do formato usado. A margem esquerda, entretanto, é sempre 25 mm a fim de facilitar o arquivamento em pastas próprias, conforme a figura 2.
Figura 2 – Espaço destinado ao desenho – fonte: NBR 10068/87
TIPOS DE LINHAS
As normas procuram unificar os diversos elementos do desenho técnico de modo a facilitar a execução (uso), a consulta (leitura) e a classificação do mesmo. Com isto, são utilizadas convenções de linhas para representação de elementos construtivos em desenhos técnicos, conforme a listagem abaixo.
LEGENDAS
A legenda ou identificação na gíria profissional chama-se Carimbo, que tem a finalidade de uniformizar as informações que devem acompanhar os desenhos. Os tamanhos e formatos dos carimbos obedecem à tabela dos formatos A. Recomenda-se que o carimbo seja usado junto à margem, no canto inferior direito.
O carimbo deve possuir as seguintes informações principais, ficando, no entanto, a critério do escritório, o acréscimo ou a supressão de outros dados:
a - Nome do escritório, Companhia etc; b - Título do projeto; c - Nome do arquiteto ou engenheiro; d - Nome do