Tecnologia
A companhia possui em sua frota diversos modelos de aeronaves. O sistema deve prover funcionalidades que permitam que os gerentes de frota efetuem o cadastro de modelos de aeronaves e de fabricantes. Sobre cada modelo sabe-se o nome, a capacidade de passageiros, a capacidade de carga, a autonomia e o fabricante. Sobre cada fabricante sabe-se o nome e o país de origem. Se, durante o cadastro de um modelo os gerentes de frota perceberem que o fabricante deste modelo não está cadastrado, o cadastro do fabricante deverá ser efetuado.
Os gerentes de frota também deverão cadastrar as aeronaves da frota. Sobre cada aeronave deseja-se saber o código, o modelo e a data de aquisição. Se ao cadastrar a aeronave, o modelo da mesma não estiver cadastrado, o cadastro do modelo será efetuado. Uma vez cadastrada, a aeronave só poderá ser excluída caso não haja nenhum vôo já registrado com essa aeronave. Caso já existam vôos registrados e a aeronave tenha de sair de circulação o gerente de frota deverá utilizar uma funcionalidade de aposentar aeronave. Através dessa funcionalidade será informada a data de fim da vida útil da aeronave e, a partir dessa data ela não poderá ser alocada a vôos.
O sistema deve permitir também que os gerentes de recursos humanos realizem o controle de tripulantes da companhia. Sobre todos os tripulantes sabe-se o nome, a idade, a matrícula e o cpf. Há dois tipos de tripulantes: pilotos e comissários. Para cada piloto deve-se informar quais os modelos de aeronaves que eles são habilitados a pilotar e a quantidade de horas de vôo que o piloto possui de experiência com cada um desses modelos. Sobre os comissários deseja-se saber quais as línguas dominadas por cada um. Ao fim do cadastro o tripulante é registrado com o status de contratado. Um tripulante só poderá ser excluído caso não tenha participado de nenhum vôo. O sistema deve permitir que os gerentes de recursos humanos informem a data de demissão e/ou a data de