Desafio Profissional Gestao de Projetos
Arci Borgmann da Silveira - 2242129957
RESUMO
O trabalho abaixo descrito fala sobre o gerenciamento de projetos, juntamente com a gestão de riscos e os processos do mesmo. Ele leva por base um referencial teórico que trata um estudo de caso, que tem como maior objetivo esclarecer as questões dos assuntos acima descritos. O tema é de suma importância para qualquer área de projetos, pois todo projeto deve ser tratado com muito cuidado, e atendo aos mínimos detalhes pois são fundamentais para o sucesso das organizações.
PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento. Projetos. Riscos. Organizações.
INTRODUÇÃO
Os assuntos referentes a gerenciamento de projetos, riscos, processos e qualidade vêm entrando cada vez mais nas mesas de discussão das empresas e organizações. De acordo com o PMI (2011) projeto não passa de um “esforço temporário que tem a finalidade de criar um produto/serviço único”. A formalização de um projeto em um organização depende de uma serie de processos, que são definidos como atividades que transformadoras, ou seja, transformam entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços). Estes processos podem ser formados por diversos elementos, tais como: pessoas, equipamentos, materiais, métodos e ambientes. Os projetos de qualquer magnitude estão sujeitos a correrem riscos, os quais devem passar pelas diversas etapas que envolvem o gerenciamento e o controle de riscos, para que possam ser eliminados e caso não seja possível elimina-los possa-se reduzir ao máximo as consequências desses riscos.
Podemos considerar que toda e qualquer organização é um processo.
O trabalho encontra-se dividido da seguinte maneira: na primeira etapa será trabalhado o estudo de caso da empresa EPL, logo após, farei uma descrição sobra a forma que os projetos são geridos dentro das organizações e como é importante ter uma gestão dos riscos nos projetos. Todas as etapas levam por base o referencial teórico descrito no DP.
2 O PROJETO EPL