Breve analise de A educação sentimental
CURSO DE LETRAS VÉRNACULAS 2014.2
FORMAÇÃO DO CAMPO LITERÁRIO
DOCENTE: PROFA. DRA. VALDIRA MEIRA
DISCENTES: FERNANDA GUSMÃO E RUAN RAFAEL NASCIMENTO
ATIVIDADE AVALIATIVA.
Analisar personagem segundo Pierre Bourider se torna um trabalho complexo, porém necessário para melhor compreensão de todo e qualquer texto.
No texto “A educação sentimental” fica perceptível a relação do autor, Gustave Flaubert com o personagem Fréderic, e isso origina-se a partir de histórias do seu passado. Passado este que revela um grande amor e experiências no mundo social.
Fazendo uso do personagem Frederíc, Flaubert buscou transparecer e comentar a obra de forma indireta, o que ele idealizava do mundo social e isso foi feito pelos relatos de interpelação entre Frederic e todos os outros personagens de cargo e posições relevantes como Sr Arnoux, Srª Arnoux, Srªa Dambrouse entre outros.
Por meio desses relacionamentos o autor esboçou a questão da situação do artista, em tudo o meio e forma com a qual ele vivia como também a forma como acontecia suas produções literárias.
Pierre Bourider relata que em “A educação Sentimental”, que Flaubert buscou demonstrar a relação vivida por Fréderic. Para exemplificar faz uso de certo trecho da obra na pág 118.
“Fréderic, preso entre duas massas profundas, não se moviam, fascinado, aliás, e divertindo-se extremamente. Os feridos que tombaram, os mortos estendidos não tinham o ar de verdadeiros feridos, de verdadeiros mortos. Parecia-lhe assistir um espetáculo” pg 118. Esses duplos recursos permitem ao personagem o livre acesso ao trajeto, entre um campo e outro do poder, tendo como subterfúgio os envolvimentos sentimentais, disputas políticas, processos biológicos e desenvolvimentos do tempo.
É nesse momento que depara-mos com a situação de “espaço” dentro da obra. Bourdier na obra de Flaubert, percebe a transição dos personagens em seus espaços não demarcados, esses espaços variam