braço mecanico
Rio de Janeiro 2014
Diego Rodrigo da Silva
Carlos Fabiano Arcanjo dos Santos
MOTORES DE COMBUSTÃO
Diferentes Processos de Combustão para Motores Ciclo Otto e Diesel
DIFERENTES PROCESSOS DE COMBUSTÃO PARA MOTORES CICLO OTTO E DIESEL
Motor de combustão interna - é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos termomecânicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
São considerados motores de combustão interna aqueles que utilizam os próprios gases de combustão como fluido de trabalho. Ou seja, são estes gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão.
Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. De fato, o que ocorre no interior das câmaras de combustão não é uma explosão de gases. O que impulsiona os pistões é o aumento da pressão interna da câmara, decorrente da combustão. O que pode-se chamar de explosão é uma detonação dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, a fim de proporcionar maior durabilidade dos mesmos e menores taxas de emissões de poluentes.
Quanto ao principio de funcionamento, os motores de combustão interna dividem-se em:
- Ciclo Otto (gasolina, etanol, GNV);
- Ciclo Diesel (Óleo diesel e biodiesel)
Figura 1 - Principais diferenças – Ciclos Otto e Diesel
Figura 2 - Diferença dos tempos em Ciclo Otto e Diesel
Ciclo diesel
Os motores ciclo Diesel aproveitam a energia da queima do combustível dentro de uma série de câmaras e por isso classificados como motores de combustão interna.
Os motores do ciclo Diesel há quatro tempos são utilizados em menor escala no automobilismo, do que os do ciclo Otto. O ciclo diesel tem maior emprego nos motores de grandes potências e dimensões como: embarcações marítimas,