Brasilidade
Vestir consciente
São inúmeras as razões que determinam o consumo consciente com bases na agricultura familiar e no resgate de tradições ancestrais para a produção de bens de consumo na área de moda.Vestir á algo que faz parte de toda a humanidade, a questão é que a maioria não sabem e pouco se interessam pelos processos que a roupa passa antes de chegar até suas mãos .
Uma proposta agroecològica
As razões que determinaram a necessidade de se praticar uma agricultura ecológica, que resulte na produção em bases sustentáveis, estão diretamente relacionadas aos problemas ambientais causados pela agricultura convencional e ao interesse de um contigente cada vez maior de pessoas que, nos mais diversos países, buscam melhorar sua qualidade de vida, consumindo alimentos e outros produtos livres de resíduos químicos.
Como é sabido, os graves problemas ambientais provocados pela agricultura moderna decorrem de uma relação predatória do homem com a natureza, através de práticas que resultam na erosão e degradação dos solos, na redução drástica da biodiversidade, na poluição do ar, do solo e das fontes d’água, com enormes prejuízos à saúde humana e animal.
Isto levou à busca de alternativas tecnológicas, as menos agressivas possíveis ao meio ambiente. O manejo ecológico dos recursos naturais – solo, água, vegetação e fauna – resulta numa agricultura sustentável, com impactos positivos diretos sobre a fertilidade do solo e a nutrição das plantas e, em conseqüência, sobre a sua saúde de agricultores e agricultoras, de consumidores e consumidoras.
Foi num contexto de profundos desequilíbrios que surgiram, em todo o mundo, iniciativas voltadas para a construção de um novo modelo de agricultura que seja ambientalmente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa. Tal modelo vem se configurando como agricultura ecológica, hoje empregada nos mais diferentes ramos da produção vegetal e animal.
No caso específico do algodão,