Brasil
Justificativa: A narrativa do texto tem como tema a Independência do Brasil, pois tenta mostrar os erros que nos são passados desde o primeiro ano em que se tem contato com a História nas séries inicias do Ensino Fundamental, onde é propagada toda uma História fantasiosa e grandiosa, tentando ascender em todos um sentimento nacionalista.
Os livros didáticos deixam clara a ideia de que não houve uma participação popular na nossa independência. Ela foi toda feita pela elite nacional, mas não nos tornamos totalmente independentes de Portugal. O Brasil viveu logo em seus primeiros anos como uma nação livre, uma monarquia dirigida por portugueses. Quando temos contato com os livros do Ensino Básico vemos uma certa grandiosidade ao evento, quase sendo mostrado como uma batalha conquistada.
Objetivos: O objetivo dessa pesquisa é mostrar como são transmitidas as informações sobre a independência do Brasil pelos livros didáticos e de que maneira isso procura fazer crescer dentro dos adolescentes um sentimento nacionalista e patriótico, muitas vezes mascarando fatos que deveriam ser passados adiante.
Metodologia: Para realização deste projeto de pesquisa fez-se uso de livros didáticos que retratam o período e que demonstram como realmente ocorreu os eventos que geraram a independência do nosso país.
Considerações Finais: Através das análises feitas pode-se perceber que a independência do Brasil não foi um evento de conquista do povo brasileiro