Luz e Reflexão
A reflexão da luz pode ser classificada em dois tipos:
Reflexão difusa: Também conhecido como difusão da luz, esse tipo de reflexão ocorre quando a luz incide sobre uma superfície irregular e esta a reflete. Os raios de luz refletidos propagam-se em várias direções diferentes. Os objetos difundem a luz que recebem, por isso, quando essa luz penetra em nossos olhos, conseguimos enxergá-los. Como na difusão a luz propaga-se em todas as direções, muitas pessoas podem ver o mesmo objeto ao mesmo tempo. É por causa desse fenômeno que conseguimos enxergar vários objetos simultaneamente e de ângulos diferentes.
Reflexão Regular: nesse tipo de reflexão, os raios refletidos ficam paralelos uns aos outros. É esse tipo de reflexão que forma a imagem de superfícies altamente polidas, como os espelhos, metais ou a superfície de um lago. A imagem que se forma nesse tipo de superfície é altamente nítida, porém, ela não pode ser observada de diferentes posições. Pense em um espelho, dependendo da posição que você estiver, não conseguirá ver sua imagem.
Leis da Reflexão da luz
Considerando um raio de luz incidindo sobre uma superfície, temos as seguintes definições: î – ângulo de incidência formado pelo raio incidente e a normal; r – ângulo de reflexão formado pelo raio refletido e a normal;
A partir dessas definições, temos as seguintes Leis para a reflexão:
O ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão (î = r);
O raio incidente, a normal à superfície e o raio refletido estão todos no mesmo plano.
A associação de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho E1 atinge um segundo espelho E2, formando assim uma combinação de imagens refletidas.
Podemos ter dois tipos de associação.
1) Associação em paralelo
O número de