brasil
Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência.
O ar é matéria e, portanto, ocupa lugar no espaço do ambiente que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa.
O ar é compressível. Apresenta então compressibilidade. É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido.
O ar tem elasticidade. Elasticidade é a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando para a compressão.
O ar se expande. Possui a propriedade da expansibilidade. Quando uma substância volátil (que se transforma em gás) entra em contato com o ar, sentimos seu cheiro. Isto ocorre porque essa substância se expande e mistura com o ar atmosférico ocupando um volume maior. A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.
Preparação
Coloque uma bexiga voltada para o interior da garrafa envolvendo completamente sua boca.
Em uma das garrafas, faça um pequeno furo com um prego.
Conclusão
Após experiência as explicações ficam muito mais fáceis.
O aluno que consegue encher a garrafa com furo, só o fez porque o ar tinha um espaço de fuga.
No outro caso, não consegue porque o ar dentro da garrafa impede a entrada de mais ar. Quando você fecha o furo também acontece a mesma coisa. Portanto, o ar ocupa um lugar no espaço.