Brasil
Porém, há ainda um período anterior à chegada dos portugueses que, apesar da inexistência de fontes históricas escritas, compõe também ações humanas essenciais para a formação da população brasileira, dizendo respeito à ocupação e desenvolvimento dos diversos povos e nações que foram denominados de indígenas.
Ao contrário de vários países americanos, que não consideram o período colonial como constituinte da história nacional, a historiografia brasileira busca envolver todos esses períodos na constituição do país, pretendendo abarcar desde a pré-história, passando pelas ações indígenas antes da chegada e conquista dos portugueses, até os dias atuais.Considerado o marco da passagem do Brasil entre os séculos XIX e XX, o período republicano traz um ampliado leque de informações e debates históricos. A República da Espada e os governos oligárquicos figuram entre os primeiros momentos dessa parte da nossa história. Além de mostrar as graves consequências de uma ordem política excludente, manifestada por suas revoltas, esse período também traz dados sobre a instalação da democracia no país e os diversos governos experimentados até os dias atuais.
Artigos de "Brasil Atual"
A Constituição
Saiba por que a constituição de 1988 é um marco na redemocratização da sociedade brasileira e como ela garante a todo cidadão do país uma série de direitos.
Assembleia Constituinte de 1987
Conheça os debates que levaram à formação da Assembleia Constituinte em 1987 e que deu origem à Constituição Federal de 1988.
Comissão da Verdade