Brasil
Ele entende por materialismo a posição que consiste postular que a vida do espírito é ao mesmo tempo produzida e determinada pela matéria e que não existem ideias ou valores absolutos, mas sim relativos a certos estados materiais. Ele conclui, portanto, que para o materialismo não há transcendência real da verdade das ideias ou dos valores morais e culturais. Além disso, ele considera que o materialismo possui dois traços característicos fundamentais: o reducionismo e o determinismo. Ademais, o materialismo soma-se às ciências, como a neurobiologia, pois assim exclui mais seguramente a hipótese da liberdade individual, da transcendência ou da autonomia, uma vez que, a ciência não pretende ter desde já tudo explicado de fato, mas de direito, ela postula que tudo é explicável.
Segundo seu olhar filosófico, Ferry analisa quatro objeções ao materialismo: “a moral”; a “contradição performativa”, o “círculo hermenêutico” e “a não falsicabilidade do materialismo”.
2- O que Ándre Comte-Sponville define por materialismo?
Que o materialismo também tem consequências lógicas, que são percebidas com menos frequência, mas que se quiser ser coerente deve aceitar uma parte de relativismo. Assim, a moral pode ser ao memsmo tempo relativa e universalizável. De um ponto de vista prático, é o universal que prevalece, ou deve prevalecer. Mas de um ponto de vista téorico, ou metafísico, a relatividade ainda assim permanece intacta.
3- Em relação ao “Debate”, poderíamos localizar >>posturas