Ocupação e formação do território brasiliero
1104 palavras
5 páginas
OCUPAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO: O espaço brasileiro começou a se constituir no séc. XVI. A importância das atividades econômicas para a ocupação do território: representavam fator essencial para a expansão/ocupação territorial brasileira. O pau-brasil, era uma das espécies florestais nativas da mata atlântica, foi a primeira riqueza explorada em solo brasileiro. A cana de açúcar transformou o litoral do nordeste na mais importante região econômica da colônia até o inicio do séc. XVIII. O Brasil tornou-se a colônia do açúcar. No séc. VXII o sertão nordestino foi ocupado pela atividade pecuarista, nesse mesmo período deu-se a ocupação da Amazônia, onde portugueses procuravam e exploravam as drogas do sertão, ao longo dos rios da bacia. A descoberta do Ouro em Minas Gerais, no séc. XVIII houve a consolidação da atividade mineradora, e a instalação da sede do governo português na cidade do Rio de Janeiro. Nessa fase tiveram importância fundamental o bandeirismo apresador e o bandeirismo prospector, que eram as expedições que visavam descobrir ouro e pedras preciosas. No sec. XIX podia-se dizer que economicamente o Brasil era formado por ilhas desarticuladas entre si e voltadas para o exterior, assim ocorria com a cana de açúcar no nordeste e a mineração no sudeste.
EXPANSÃO TERRIORIAL DO BRASIL COLÔNIA: Ocorreu entre os séc. XV E XVIII o Brasil na condição de colônia portuguesa, vinculou-se ao (DIT) como área exportadora de matérias-primas e importadora de bens manufaturados.
TRATADO DE TORDESILHAS: Foi a divisão do mundo entre Portugal e Espanha assinado em 7 de junho 1494.
TRATADO DE MADRI: Foi um acordo entre Portugal e Espanha assinado em 1750 delimitando novas terras, segundo o principio de uti possidetis, esse acordo anulou o tratado de Tordesilhas.
TRATADO DE PETRÓPOLIS: Foi um acordo entre Brasil e Bolívia assinado em 17 de novembro de 1903 na cidade do Rio de Janeiro, foi a incorporação do território do Acre ao Brasil, em troca o Brasil