História e geografia do tocantins
Terras portuguesas – Tratado de Tordesilhas ( 7 de Junho de 1494) [pic]
Capitanias hereditárias ( 1534 )
[pic]
Conceitos: ➢ Missões: a partir do século XVII os jesuítas avançaram pelo sertão e fundaram aldeamentos, chamados missões ou reduções, com o objetivo de catequizar os índios. ➢ Entradas: Eram expedições oficiais organizadas pelo governo a procura de ouro não desrespeitando o Tratado de Tordesilhas. ➢ Bandeiras: Eram expedições organizadas por particulares em busca de metais preciosos (ouro)
Bandeiras e Missões que cruzaram os sertões tocantinenses:
➢ Domingos Rodrigues ( 1596 ) ➢ Belchior Dias Carneiro ( 1607 ) ➢ Em 1610 os franceses descobrem o Rio Tocantins pela foz ( próximo a Tucuruí ) ➢ Antonio Pedroso de Alvarenga ( 1615 ) ➢ Em 1625 foi organizada a primeira expedição com o objetivo de catequizar pelo padre Cristovão de Lisboa e depois pelo padre Antonio Vieira que deu origem ao aldeamento de Duro ( Dianópolis ). ➢ Manuel Campos Bicudo ( 1673 ) ➢ Bartolomeu Bueno da Silva – O Anhanguera, com seu filho de igual nome ( 1722 )
Por volta de 1722 Bartolomeu ( filho parte para Goiás em busca de ouro ), notícia confirmada em 1725 e no ano de 1728 Bartolomeu recebe autorização para explorar as minas.
A notícia da façanha do Anhangüera espalhou-se depressa, na colônia e no reino, atraindo muitos portugueses e outros colonos que, de certa forma, acabaram contribuindo para o povoamento e surgimento de vários povoados. A partir de 1730, com a exploração no extremo norte goiano, afloraram as minas mais ricas e a conseqüência foi o surgimento de inúmeros arraiais e vilas. Alguns resistiram à decadência da mineração e permaneceram. Exemplo de:
• Natividade, povoado em 1734, o mais antigo; • Arraias, em 1734, antiga Chapada dos Negros; • Chapada (hoje a cidade de Chapada de Natividade), em 1740; • Conceição (atual