Os primordios da ADM
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: TGA
Pearce Jackson
Os Primórdios da Administração
São Paulo - SP
2013
Da Revolução urbana à revolução industrial
Aproximadamente há 4000 a.C., houve uma revolução agrícola para urbana no Oriente Médio enquanto Ásia e América ainda se encontravam na pré-história. NA mesma época a Europa deixava a pré-história e entrava na revolução agrícola.
Com a revolução urbana surgiram as primeiras cidades e estados, demandando praticas administrativas que se estabilizaram e desenvolveram-se com o passar dos séculos.
As primeiras organizações e seus administradores
Por volta de 3000 a.C., onde se encontra o Iraque habitavam a civilização Suméria onde construíram suas cidades.
A riqueza de aguas influenciou os colonizadores da Mesopotâmia a formar a “sociedade de irrigação” formada por pequenas comunidades independentes interligadas. Os sacerdotes se responsabilizaram por coordenar esse esforço, juntamente com os reis construíram templos que vieram a servir de sedes administrativas.
Nessas sedes os funcionários faziam anotações no grande arquivo de placas de argila que perdurou por longos anos. Nessas placas se registravam o recebimento, armazenagem e desembolso de produtos.
Os reis-sacerdotes utilizavam o excedente da agricultura irrigada para pagar os funcionários e financiar a exportação de produtos escassos tais como madeira e metais. Os Sumérios criaram junto com a aritmética e a escrita a administração publica, com seus funcionários e procedimentos burocráticos.
Administração e organizações no período da revolução urbana
1
Surgimento das cidades e estados
2
Formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis-sacerdotes
3
Formação de uma classe de funcionários públicos
4
Invenção de Contabilidade publica
5
Legislação
6
Estrutura de colaboração e coordenação entre cidades - estados
7
Planejamento de