brasil
A maior concentração de sítios arqueológicos no brasil encontra-se no Parque Nacional da Serra da Capivara que foi criado em 1975 e está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros.
Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.
Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara (Patrimônio Mundial da UNESCO) Localização: São Raimundo Nonato (Piauí) Pesquisa arqueológica: Pré-História Brasileira (pinturas rupestres e artefatos e vestígios pré-históricos) Sítio Arqueológico Parque Nacional do Catimbau Localização: Buíque, Tupanatinga e Ibimirim (Pernambuco) Pesquisa arqueológica: Pré-história (pinturas rupestres) Sítios Arqueológicos de Inhazinha e Rodrigues Furtado Localização: município de Perdizes na região do Triângulo Mineiro (Minas Gerais) Pesquisa arqueológica: Pré-história brasileira (vestígios cerâmicos e líticos) Sítio Arqueológico de Mangueiros Localização: Macaíba (Rio Grande do Norte) Pesquisa arqueológica: Pré-história no Brasil (vestígios cerâmicos, microlascas e micrólitos) Sítio Arqueológico Lapa Vermelha Localização: Lagoa Santa e Pedro Leopoldo (Minas Gerais) Pesquisa arqueológica: Pré-história brasileira