Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira é a única a participar de todas as copas do mundo de futebol. E também a única seleção a ser pentacampeão mundial.
No Uruguai, em 1930, o Brasil esteve presente para a primeira copa do mundo, mas houve um desentendimento entre times do Estado do Rio de Janeiro e times do Estado de São Paulo, na convocação dos jogadores isso causou um grande impasse e deixou os melhores jogadores da época a não participar.
Segunda copa do mundo ocorreu na Itália em 1934. O torneio foi bem maior que o disputado no Uruguai em 1930, com oito sedes em vez de uma. Além disso, ouvintes em 12 países participantes receberam transmissões ao vivo pelo rádio. Mas o Brasil foi eliminado na primeira fase.
Na França em 1938, ocorreu a terceira copa do mundo, a seleção brasileira conseguiu o terceiro lugar e foi a sua melhor participação nas copas do mundo, desde então.
A Copa do Mundo de 1950 foi a quarta edição, foi sediada no Brasil a primeira em nosso país. Tendo partidas realizadas nas cidades Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os estádios já estavam prontos na época, devido à paixão dos brasileiros por futebol. O Brasil foi escolhido por unanimidade como anfitrião na época, sendo um sucesso no sentido de infraestrutura as instalações era exemplo para o mundo.
A seleção brasileira teve uma ótima campanha durante a copa, se classificando em primeiro na fase de grupos e invicto. A copa do mundo de 1950 não teve uma final oficialmente, as quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por placares apertados pelo Uruguai. A última partida coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, quer até então não haviam perdido na competição. A última partida da copa ficou conhecida como “Maracanaço” e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: