Relação da matematica aplicada com segurança do trabalho
Segurança do trabalho é um setor designado nas empresas responsável por desenvolver medidas e ações que visam eliminar ou diminuir os riscos eminentes de acidentes no ambiente de trabalho do colaborador. Maximizando a saúde e segurança de forma adaptar o trabalhador ao ambiente de trabalho e o ambiente ao trabalhador, buscando sempre a integração dos dois. Neste setor utilizamos de forma indireta ou direta algumas ferramentas da matemática aplicada na solução de alguns problemas e desenvolvimentos de melhorias.
Aplicamos a matemática em alguns casos como no desenvolvimento da matriz de risco que é obrigatório em cada setor, da seguinte forma: apuram-se alguns riscos mais eminentes ao ambiente de trabalho e dá-se uma numeração sobre os riscos levantados o número correspondente indica autoíndice, médio índice, baixo índice. Levantamentos estatísticos de acidentes com afastamentos, acidentes sem afastamento, acidentes sem licença médica. Gráficos comparativos de RAS por equipe. Comparação anual de acidentes e quase acidentes. São algumas situações no campo de atuação do TST que se aplica a matemática. A matemática é uma disciplina que está presente no nosso dia a dia, dentro do nosso setor de trabalho, às vezes, aplicamos e nem notamos. O que seriamos sem o auxilio dessa disciplina fascinante onde números tornam dados e dados em resultados, podendo ser positivos ou negativos, os quais influenciam diretamente em um setor de trabalho e/ou no desempenho funcional de uma empresa.
Atualmente no mundo capitalista em que vivemos empresas trabalham sobre números e números na segurança do trabalho, muitas vezes, nos remetem as pessoas, então cabe-se a segurança aplicar de forma mais eficiente possível os recursos da matemática para apuração de dados estatísticos principalmente e trabalhar sobre gargalos, para minimizar ou eliminar a estatística presente mais gritante, em relação a saúde e segurança