Aversão a matemática
Por ser a matemática uma ciência presente em quase todas as áreas de estudo, e de grande importância para a educação e fundamental no ensino, questiona-se o porquê da aversão ao seu estudo.
No mundo em que diariamente lidamos com questões que envolvem a matemática, ela está presente no desempenhar diário das tarefas mais simples, e inconscientemente desenvolvemos questões diárias e solucionamos problemas que seriam impossíveis de serem resolvidas sem o uso da mesma.
Levantar causas e descobrir o motivo do medo a seu estudo é o objetivo de muitos pesquisadores e estudiosos.
Devido o insucesso e desinteresse de muitos alunos vem crescendo o interesse das instituições em combater estes medos, desenvolvendo novos métodos de estudos, investindo em novas formas de aplicação e procurando formas práticas, objetivas de desenvolver seu estudo.
Sendo uma ciência de grande importância para a formação profissional e fundamental para o crescimento social e cultural é importante descobrir e combater medos e traumas e tornar seu estudo prazeroso e significativo na formação de cidadãos qualificados para exercer qualquer que seja sua função.
Devido aos questionamentos que envolvem este assunto, resolvi pesquisar as seguintes questões:
• A Aversão a matemática existe ou é apenas um mito? • Quais os fatores que podem desencadear esta aversão e quais as suas característica? • Quais metodologias aplicadas na educação matemática? • Qual o papel do professor e do aluno no Ensino Aprendizagem? • O papel do Professor na educação Matemática? • Conhecimentos e competências do Professor.
Este trabalho teve como participantes dez professores de Matemática, sendo todos de escola Particular, e quarenta alunos de escolas privadas, a pesquisa foram feita com alunos e professores do ensino fundamental e médio, sendo feito com alunos de duas escolas e professores de