Introdução a Java
Java é uma linguagem orientada a objetos e, com isso, não é possível desenvolver nenhum programa sem seguir tal paradigma. Um sistema orientado a objetos é composto por um conjunto de classes e objetos bem definidos que interagem entre si, de modo a gerar o resultado esperado.
A Orientação à Objetos modela o mundo real com classes e instâncias. Cada classe é a estrutura de uma variável, ou seja, um tipo de dado. Nela, são declarados atributos e métodos que poderão ser executados ou acessados nas instâncias da mesma classe. As classes possuem uma função muito importante na modelagem orientada a objetos, elas dividem o problema, modularizam a aplicação e baixam o nível de acoplamento do software.
Variáveis de uma classe são chamadas de instâncias de classe. Por exemplo: Se existe uma classe Pessoa existe a instância (variável) pessoa que é do tipo Pessoa. Um Objeto, ou instância, é uma entidade cujas informações podem incluir desde suas características até suas atividades, ou seja, uma abstração de um domínio de um problema.
Abaixo há uma série de definições sobre a arquitetura de orientação a objetos em Java.
Pacote: Conjunto de classes e demais arquivos que possuem interesses comuns ou atuam com dependências entre si. Fisicamente são pastas do sistema operacional.
Instância, objeto: Uma variável do tipo de uma classe.
Construtor: Responsável por iniciar a criação e inicialização de uma instância de classe.
Método: Funções referenciados aquela classe.
Modificador de acesso: Descreve que outras classes podem ter acesso a classe que está se criando. Também é usado para indicar que uma classe pode ser acessada de fora de seu pacote.
Hierarquia de classes: Um grupo de classes que estão relacionadas por herança.
Superclasse: É a classe que é estendida por uma determinada classe.
Subclasse: É a classe que estende determinada classe.
Classe base: A classe de determinada hierarquia que é uma superclasse de todas as outras