Introdução ao java
Como tal, apresentamos os conceitos básicos dessa linguagem permitindo dar os primeiros passos que conduzem ao seu aprendizado. Em nenhum momento pretendemos que este texto seja um substituto para um bom curso de Java, mas também não ignoramos o valor que este material possa ter para um iniciante.
Em qualquer caso, disponibilizamos este material para a audiência geral da Internet na esperança em que ele venha a ser útil a alguém, mas sem quaisquer garantias, nem mesmo as de correção e de atualização. Nesse sentido, os autores sentem-se imensamente gratos pela valiosíssima resposta que seus leitores desejem lhes dar.
Waldeck Schützer e Sadao Massago
1 - Introdução
Tendo sido originalmente concebida para o desenvolvimento de pequenos aplicativos e programas de controle de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, Java mostrou-se ideal para ser usada na rede Internet. O que a torna tão atraente é o fato de programas escritos em Java poderem ser executados virtualmente em qualquer plataforma, mas principalmente em Windows, Unix e Mac. Em meio a essa pluralidade, Java é um idioma comum, falado por todos. Isto significa que Java é ideal para expressar idéias em forma de programas universalmente aceitos. Soma-se a isso o fato de programas Java poderem ser embutidos em documentos HTML, podendo assim ser divulgados pela rede. Diferente da linguagem C, não é apenas o código fonte que pode ser compartilhado pela rede, mas o próprio código executável compilado, chamado bytecodes.
Em contraste com a letargia de documentos tradicionais, Java acrescenta a interatividade entre o usuário e o documento que está sendo consultado, tornando-o mais expressivo, agradável e surpreendente. Java é ideal para a