COPA DO MUNDO NO BRASIL
Pontos Positivos e Negativos – Aspectos Sociais, Políticos e Econômicos
COPA DO MUNDO NO BRASIL
Pontos Positivos e Negativos – Aspectos Sociais, Políticos e Econômicos
Kerley Marinho de Ávila
Belo Horizonte
2014
O intuito desde texto é mostrar as reais conseqüências geradas pela realização desse mega evento no Brasil, destacando os aspectos sociais, políticos e econômicos. Avaliando os pontos positivos e negativos da copa do mundo de 2014 no contexto brasileiro.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta. No ano de 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a copa. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores, mas o “país do futebol” perdeu de 2 a 1 para o Uruguai.
O Brasil só sentiu o gosto pela vitória em 1958, na copa disputada na Suécia. Daí em diante o Brasil foi campeão até 1970 na copa disputada no México, ficando 24 anos sem vitória, voltando em 1994, sendo então pentacampeão em 2002 contra a Alemanha. Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na história, campeã mundial.
Agora em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil, que por se tratar de evento de grande expressão nacional, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo. Desta forma, a cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente em esfera internacional. A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros.
As exigências da FIFA para a realização deste evento faz com que o país invista em