Copa do Mundo No Brasil
A Copa do Mundo é um mega-evento esportivo realizado a cada quatro anos. O Brasil foi o país escolhido para sediar os jogos do ano de 2014. A realização da Copa em nosso país tem gerado um grande questionamento entre os brasileiros, pois foram investidos R$ 28 bilhões e nem todas as áreas necessitadas serão atendidas.
Quando o governo brasileiro lançou a candidatura para sediar a Copa, muito se pensou sobre as vantagens e benefícios que o evento traria ao país, que se conseguiria lançar o Brasil no cenário mundial. De fato, trará muito préstimo para a nação, mas esqueceu-se de avaliar que se há um lado bom, há sempre outro menos brilhante. Além disso, o excesso dos gastos públicos pode repetir o episódio dos Jogos Pan-Americanos de 2007, inicialmente orçados em 500 milhões de reais e estima-se que tenham consumido quatro bilhões de reais. Toda a moeda tem suas duas faces. Apesar do governo só enxergar o lado que lhe convém, não se exclui a existência do lado sombrio da realidade nacional. A criminalidade, a insegurança e a ignorância se alastram cada dia mais.
De certo modo a Copa do Mundo, é realmente uma grande oportunidade para o desenvolvimento, mas nas condições em que o país se encontra atualmente, esse não seria o momento ideal para a realização de um evento desse porte. Mais seria válido deixar essa eventualidade para o futuro e se investir em infra-estrutura material (pontes, estradas, metrô e comunicações) e principalmente na infra-estrutura imaterial (educação, saúde e tecnologia).
Copa é muito mais do que se construir novos estádios, são necessárias melhorias urbanas, aumento na qualidade da rede hoteleira e de comunicações. Mas agora, exceto por algum fato excepcional, sediaremos a Copa do Mundo em 2014 e precisamos continuar correndo contra o tempo e torcer para que toda a estrutura criada para o evento se torne herança para o nosso país.
Maiara Mendes