BRASIL DE FATO
“A conjuntura política atual da América Latina: caminhos e descaminhos”
O curso “A conjuntura política atual da América Latina: caminhos e descaminhos” foi promovido pelo Jornal Brasil de Fato em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre as Américas (CEPPAC - UnB), em novembro de 2012 e dividido em quatro encontros onde o centro de discussão apontado no curso se refere a questão da revolução em países da América do Sul e a questão da rediscussão da implementação do socialismo em substituição ao regime capitalista.
Para isto, foram convidados palestrantes entre os quais se destacam de Felipe Canova e Sílvia Alvarez (Ex-correspondentes do Brasil de Fato em Honduras) que relataram sobre suas experiências no período de ditatura e deposição do ex-presidente Manuel Zelaia; e Igor Fuser (Universidade Federal do ABC) que palestrou sobre a situação do Paraguai e a aversão destes aos brasileiros desde a Guerra do Paraguai.
O segundo encontro foi conduzido por Atílio Boron, politólogo e sociólogo argentino e Diretor do Programa Latino-americano de Educação à Distância em Ciências Sociais, em Buenos Aires. Foi um relato extremamente rico pois nesse encontro foi tratada a questão do Imperialismo na América Latina onde argumenta em relação a globalização e a visão exacerbada da quebra de paradigmas em relação a articulação do Estado, mercado e sociedade. O que é posto por Borón é a crítica ao estado neoliberal com base nas teorias de Marx e Engels em relação a manipulação das informações em favor do sistema capitalista de exploração das massas, bem como o modelo estritamente desigual atribuído a este.
Posteriormente foi debatido sobre os processos políticos e econômicos cubano e venezuelano, sob condução de Maria Auxiliadora César (NESCUBA), Rafael Hidalgo (Embaixada de Cuba em Brasília), Raphael Seabra (NESCUBA) e Carlos Ron (Conselheiro Político da Embaixada da Venezuela no Brasil).