Brasil contextos e atualidades
Antes dos portugueses chegarem, o Brasil não era uma país desigual, pois os índios repartiam tudo entre si. Após a chegada deles, começou o conflito entre as classes. Por causa da ganância dos portugueses em obterem lucros, começaram a escravizar os índios, pois precisavam de mão de obra barata para trabalhar em suas fazendas. Um pouco mais tarde o alvo não era mais os índios, e sim, os negros que eram mais fortes e capazes para o cargo. Os negros eram obrigados a trabalhar, viviam em horríveis condições e tinham a carga horária abusiva.
O sistema sempre foi muito desigual, desde o início das capitanias heréditárias, sendo um sistema latifundiário agroexportador e oligárquico onde o rei de Portugal, concedeu aos nobres lotes de terras e o direito de escravizar aos mais pobres para trabalhar em suas terras.
Esse sistema continua influenciando no Brasil moderno, onde grupos oligárcicos mantém o controle sobre os mais pobres (que é a maioria da população), o salário mínimo é uma vergonha, a carga horária é abusiva e os que mais tem continuam sendo os "soberanos".
Questão 2 – A partir dos textos da Unidade I, apresente os processos históricos que contribuíram para a formação da cultura brasileira.
A vinda dos portugueses, dos imigrantes italianos e alemães e dos outros imigrantes europeus que vieram trabalhar nas fazendas de café. Também podemos cirtar a miscigenação entre os índios e portugueses, negros e portugueses, algumas palavras que os índios usavam entraram no nosso vocabulário (dentre os características que eles possuiam), algumas danças, religiões que os negros possuiam. Tudo que foi citado teve influência sobre a nossa cultura