brasil colonia
Tempo estimado
Seis aulas
Material necessário
Mapas do Brasil nos século XVI e XVII; mapa do Tratado de Tordesilhas, mapa do Tratado de Madri e mapa da exploração do ouro (Ver site do IBGE); Aquarelas de Carlos Julião, disponíveis no site Projeto Tráfico de Escravos da Biblioteca Nacional; imagens, fotos ou desenhos das cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará, entre outras, disponíveis em livros, revistas e internet.
Desenvolvimento
1° Aula
Demonstrar aos alunos, a partir da exibição dos mapas, as transformações ocorridas no território colonial português entre os séculos XVI e XVIII. A comparação entre os mapas deve ser focada para que a turma perceba as diferenças entre eles e busque explicações para essas mudanças. Deve-se destacar aos alunos o processo de interiorização do Brasil e o avanço dos colonizadores pelo sertão, inicialmente limitados ao litoral.
A observação entre os mapas do Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri servirá para demonstrar o avanço rumo ao interior feito pelos bandeirantes, missionários, criadores de gado e pelo próprio Governo português, destacando o objetivo sempre presente de localizar metais preciosos.
O importante desta atividade é deixar que os alunos busquem interpretações para as diferenças nos mapas e os motivos que levaram esse avanço pelo interior da América Portuguesa. Sobre o tratado de Madri, destacar o princípio de uti possidetis (usucapião), direito de posse sobre a terra ocupada.
2° Aula
Entendido o processo de interiorização da Colônia, mostre o mapa que destaca a localização e exploração do ouro, identificando as primeiras vilas e povoados que surgiram com o início da exploração mineradora. Discuta a mudança do eixo econômico do litoral para o interior, demonstrando o aumento populacional da região destacada, tanto pelo deslocamento dos colonos de outras regiões do Brasil, quanto pelos reinóis, atraídos pela possibilidade de