brasil 5
O setor brasileiro de nanotecnologia: Oportunidades e desafios
The Brazilian nanotechnology industry: Opportunities and challenges
Marcos Roberto Piscopo
UNINOVE Universidade Nove de Julho – Brasil piscopomr@yahoo.com Cláudia Terezinha Kniess
UNINOVE Universidade Nove de Julho – Brasil kniesscl@yahoo.com.br César Augusto Biancolino
UNINOVE Universidade Nove de Julho – Brasil biancolino@gmail.com Claudia Echevengua Teixeira
UNINOVE Universidade Nove de Julho – Brasil clateixeira@gmail.com Recebido em 8 de março de 2014. Alterado em 2 de outubro de 2014. Aprovado em 11 de novembro de 2014.
Editores Responsáveis: Edson Roberto Scharf , Dr. e Marianne Hoeltgebaum, Dr.
Processo de avaliação por double blind review
Resumo
Este trabalho visa avaliar estrategicamente o setor brasileiro de nanotecnologia, para identificar oportunidades e desafios. A partir de uma pesquisa documental, de natureza exploratória, analisou-se o setor de nanotecnologia, mais especificamente, sua estrutura, sua atratividade e potenciais estratégias para alteração de sua estrutura. Constatou-se, o Brasil ainda necessita se posicionar mais claramente quanto aos seus objetivos e suas políticas de apoio a esse setor para capitalizar oportunidades e minimizar riscos associados à aplicação da nanotecnologia, incluindo mas não se limitando (i) ao estabelecimento de marcos regulatórios que definam claramente as possibilidades de sua aplicação e as responsabilidades sobre os
riscos assumidos, (ii) à definição de políticas de investimento que viabilizem o avanço científico e a difusão tecnológica da nanotecnologia e (iii) à criação de mecanismos de governança que facilitem a comunicação com a sociedade e proporcionem maior transparência sobre os benefícios e riscos decorrentes da aplicação da nanotecnologia.
Palavras-chave: setor, nanotecnologia, oportunidades, desafios
Abstract
The present work aims at