etica e inflação no mercado
• A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Ética e inflação
“A inflação destrói o acordo moral básico do qual dependem a manutenção da ordem democrática e o funcionamento do mercado”
Ética e inflação
País
Estabilidade
Monetária
Justiça Econômica
Crescimento
Econômico
• A inflação implica a perda de confiança no valor da moeda. A desvalorização do valor aquisitivo da moeda atua como um ácido na estrutura de ferro que sustenta o edifício econômico: corrói as relações econômicas entre os agentes e semeia a desconfiança institucional e política.
Quem ganha com a inflação? E, se alguém ganha, quem perde?
O primeiro beneficiário é o governo, que tem o poder de emitir moeda e ditar as regras do jogo. Lucra, também quem tem maior poder de barganha; e, logicamente, o especulador, o corrupto e o desonesto. O cidadão normal tenta não ficar para trás na corrida, embora nem sempre seja bem-sucedido nesta tarefa. Ética e inflação: Considerações.
• Em uma conjuntura inflacionaria, aparentemente alguém ganha e alguém perde, mas, na verdade, perdem todos: o governo e o particular, o empresário e o empregado, o comerciante e o consumidor. Todos perdem.
• Perde o governo, que dia a dia vê minada sua credibilidade externa e interna. Perde o empresário, pois seu investimento torna-se um risco não só econômico, mas também em função da incerteza quanto à ação governamental e os rumos do país em uma conjuntura inflacionaria.
Perdem os trabalhadores pois, na hipótese otimista de reajustes salarias acima da inflação, se a empresa - para quem