Brasagem
2
BRASAGEM
Não ocorrendo a fusão das partes a serem unidas e nem o elevado aquecimento da região adjacente à junta, o metal base manterá suas propriedades mecânicas originais.
3
BRASAGEM
O processo de brasagem é dividido em três tipos: · Soldagem branda; · Brasagem (propriamente dita); · Soldabrasagem
SOLDAGEM BRANDA
Soldagem branda também denominada soldagem branca ou solda fraca. É semelhante ao processo de brasagem, diferenciando-se pela menor resistência mecânica e pela temperatura de fusão do metal de adição ser inferior a 450°C. Possibilita a obtenção de soldagens e vedações lisas e isentas de poros.
5
SOLDAGEM BRANDA
Podendo unir entre si diversos tipos de metais como: cobre e suas ligas, aços ao carbono ferro fundido zinco aços inoxidáveis.
6
SOLDAGEM BRANDA
Os metais (ligas) de adição possuem grande poder de umectação, e geralmente são produzidos a base de estanho e chumbo. Sempre se usa um fluxo.
7
SOLDAGEM BRANDA
SOLDAGEM BRANDA
Utilizada nos casos em que são pequenas as forças que agem nas superfícies unidas e baixas temperaturas de trabalho. Exemplos: contatos elétricos, montagens de circuitos eletrônicos, tubulações hidráulicas, tubulações de gases em circuitos de refrigeração e ar condicionados, radiadores, reservatórios metálicos de líquidos, indústrias ópticas, equipamentos cirúrgicos, alimentícias, utensílios domésticos, vedação de latas e recipientes, etc.
10
SOLDAGEM BRANDA
11
SOLDAGEM BRANDA
12
BRASAGEM
Também denominada solda forte. Nos últimos anos, principalmente nas últimas duas décadas, aumentou significativamente a aplicação do processo de brasagem nas indústrias brasileiras, devido suas