Brasagem
Brasagem
•Fundamentos
•Equipamentos
•Consumíveis
•Técnica operatória
•Aplicações Industriais
Fundamentos
Brasagem
O termo brasagem abrange um grupo de processos de união que produz a coalescência dos metais pelo aquecimento a uma temperatura adequada e pelo uso de metal de adição que tem um ponto de fusão abaixo da temperatura “solidus” do metal de base.
Na brasagem, diferentemente da soldagem, o metal de base nunca é levado à fusão. Se o ponto de fusão do metal de adição é superior a
450oC o processo é dito “brasagem forte”
(“brazing”) e, em caso contrário, é dito
“brasagem fraca” (“soldering”).
1
Fundamentos
Brasagem
Na brasagem o metal de adição preenche a junta por ação capilar. Assim, para realização de uma junta brasada com boa qualidade, é necessário que haja um perfeito molhamento das faces a serem unidas pelo metal de adição fundido Para isto, é imprescindível que as superfícies do metal de base estejam completamente isentas de óxidos, graxas, etc. A limpeza normalmente é feita por meios químicos ou mecânicos. Durante o aquecimento os metais precisam ser protegidos por um fluxo ou uma atmosfera adequada.
Brasagem
Fundamentos
Os fluxos usados se fundem a temperaturas inferiores à temperatura de fusão do metal de adição e atuam sobre as superfícies a serem unidas e áreas próximas, dissolvendo as camadas de óxido eventualmente formadas após a limpeza, permitindo assim que o metal de adição possa fluir livremente sobre as superfícies a serem unidas e aderir ao metal da base.
2
Fundamentos
Brasagem
A brasagem pode ser feita em atmosfera ativa, inerte ou sob vácuo. O uso de atmosferas protetoras elimina a necessidade de limpeza após a operação, para eliminar da junta os materiais corrosivos dos fluxos.
As juntas brasadas são preenchidas por capilaridade e para isto é necessário um controle rígido da distância de separação entre as peças. Se o espaçamento entre