Exercicios Brasagem
1 – Explique qual condição básica deve existir para que ocorra uma brasagem.
A brasagem é uma tecnologia de conjugação de materiais, através de ligações associadas a fenômenos metalúrgicos e/ou mecânicos, onde a união ocorre somente com a fusão de metal de adição. A condição básica para que ocorra uma brasagem é:
Temperatura de fusão do MA < Temperatura de fusão do MB
2 – Explique 3 características principais da brasagem que fazem dela uma tecnologia de união.
• a junta apresenta anisotropia mecânica, estrutural e química ( material de adição diferente do metal de base – utilizando materiais iguais podem ocorrer fusão )
• A união é por difusão, ausência de diluição ( não há fusão dos metais de base )
• Junta reversível ( apresenta facilidade por desfazer por dessoldagem ( retirada por sucção )
• Baixo nível de tensões térmicas ( minimiza efeitos de distorções )
4 - Porque a brasagem se presta para unir materiais metálicos e não metálicos
Devido ao aporte térmico relativamente baixo a junta, a brasagem promove baixa agressão térmica a junta, preservando ou afetando pouco as características ou propriedades originais do metal de base.
6 - Explique porque se usa fluxos ou atmosferas controladas para execução da brasagem.
São usados fluxos decapantes que se fundem em temperaturas inferiores aos de MA, atuando sobre a superficie da junta, dissolvendo e removendo óxidos formados por impurezas presentes.
7 - Compare os ciclos térmicos da Brasagem e da soldagem em termos de agressão térmica à junta.
Em função da temperatura relativamente baixa na brasagem, comparativamente a soldagem por fusão e como o volume de MA na junta é relativamente menor ( a abertura da junta deve ser pequena para facilitar o efeito capilaridade ), as contrações de solidificação do MA são minimizadas, induzindo a um nível baixo de tensões térmicas e menor distorção na junta brasada ( pouca ou nenhuma deformação de empenamento )