Branqueamento de Capitais
As tipologias de produção são os métodos que a empresa utiliza para produzir algo ou prestar um serviço.
Quanto ao número e natureza das ordens de produção
Produção por Encomenda: É o processo de fabrico utilizado quando toda a produção da empresa é objecto de uma ordem específica. Apenas é iniciada a partir do momento em que dispomos de um compromisso com o cliente. Assim, evita-se o stock de produtos acabados. Por encomenda deverá entender-se um produto ou um lote de produtos bem diferenciados e nitidamente distintos dos demais, sendo facilmente identificáveis em qualquer estádio da sua produção.
Produção por Lotes: É um processo de fabrico intermédio entre a produção por encomenda e o fabrico em série. O departamento de produção decide quanto produzir de cada vez do mesmo produto e a ordem por que os vários lotes são fabricados.
A produção por lotes pode ser considerada uma produção descontínua. Do mesmo processo produtivo podem resultar vários produtos, sendo o fabrico de um deles independente do fabrico dos demais.
São características da produção descontínua:
A maior parte dos produtos é fabricada em quantidades relativamente pequenas.
As máquinas são agrupadas por funções e têm, de preferência, uma vocação geral.
As operações efectuadas pelas máquinas são especializadas mas não o são os operários que trabalham nas linhas de montagem.
As ordens de produção são numerosas e comportam muitas instruções.
Os stocks de matérias-primas e produtos em vias de fabrico são elevados.
Produção em Série:
Estamos perante este tipo de produção quando o grau de especialização da unidade fabril implica um encadeamento de operações que se repetem regularmente dando lugar a um fluxo contínuo de produção.
É o sistema utilizado em indústrias em que se verifica uma produção contínua, pouco variada e em que os métodos de transformação são rígidos.
São características da produção em série:
Há um mercado de massas para o produto acabado.