Braqueamento de capitais
Deteção, Combate, Prevenção, Ação
Branqueamento de capitais |
Trabalho realizado por: Olívio Madeira
Índice
Introdução 3 1-Branqueamento de capitais 5 1.1-Noção 6 1.2-Fases do Branqueamento 7 2-Prevenção e deteção 8 2.1-Sigilo bancário 9 2.2-O que leva o homem à prática de comportamentos fraudulentos? 10 3-Como combater a fraude? 11 3.1-Plano de gestão de fraude 12 4-Ação do Banco de Portugal 13 5-Que impacto pode causar o branqueamento de capitais? 14 6-Offshore 15 7-Notícias 16 7.1-Comentário 19 8-Conclusão 20 9-Bibliografia 21
Introdução
No nosso trabalho, que tem como tema o branqueamento de capitais, tentámos focar os pontos que achamos serem essências.
Constatámos que a fraude continua a ser uma problemática cada vez maior, o que tem originado grandes preocupações, pois esta já se estende por diversos setores.
Definir estratégias de prevenção contra a fraude, pode vir a ser essencial para que haja um controlo das atividades ilícitas. Assim, estas estratégias passam, por exemplo, pela formação de um código de ética, auditorias, entre outros processos que estarão desenvolvidos mais á frente.
Entrando pela vertente da psicologia, estudar o comportamento humano ajuda a perceber o que o leva à prática de atividades ilícitas e quiçá a prevenir comportamentos de risco.
Muitas vezes problemas económicos, ou o facto de quererem melhorar o nível de vida, pressionam de tal maneira o indivíduo que este acaba por ceder e praticar atividades ilícitas. Para que este processo fosse de fácil leitura elaborámos um triângulo de fraude.
Outro dos assuntos que tratámos foi o combate à fraude, são vários os aspetos analisados, tais como, os motivos para a