Branding Sensorial
OS CINCO SENTIDOS NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO À MARCA
RESUMO
Este artigo aborda o Branding sensorial, forma pela qual a marca passa a receber benefícios intangíveis por meio dos cinco sentidos: audição, tato, olfato, paladar e visão. Essas características são implantadas na marca e disseminadas em todas as suas ações, a fim de criar uma identidade. O intuito de qualquer comercial é permanecer na mente do consumidor por um longo período. Estudos sobre publicidade afirmam que é mais fácil memorizar algo em formato de música, por isso, a escolha de determinadas músicas, ou jingles, anúncios feito para uma marca/produto utilizam recursos linguísticos e musicais para facilitar a memorização. Esta nova forma mercadológica, o Branding, auxilia na conquista de consumidores e procura fazê-los lembrar das marcas através dos estímulos mostrado pelos sentidos.
Palavras-chave: Sensorial, Branding, Marca, Fidelização, Marketing.
1. INTRODUÇÃO
O Marketing é parte indispensável na elaboração das estratégias de penetração e permanência no mercado. Aborda componentes essenciais para a elaboração de qualquer planejamento, pois contem o Composto de Marketing denominado 4p’s: produto, preço, praça e promoção (Serrano, 2007). O comportamento do consumidor traz a esse composto, informações necessárias para sua estruturação, possibilitando que o Marketing se abra para novas maneiras de atrair e fidelizar clientes.
Com a acirrada concorrência os produtos e serviços passaram a ter um grau de compatibilidade muito grande, dessa maneira, na década de 90, foi proposto o trabalho de benefícios intangíveis através da marca e para essas ações deu-se o nome de Branding.
O Branding, ligado à administração das marcas, tem o intuito de criar valor, ideia e até mesmo personalidade. A marca é tratada, além de seu valor econômico, passando a ser parte da vida das pessoas criando laços emocionais entre a marca e o consumidor. Estas emoções são captadas através dos